Rota Verde

100 anos de Luiz Gonzaga geram tributo triplo

Deixe um comentário


Luiz Gonzaga (1912 – 1989) faria 100 anos no próximo dia 13 de dezembro. O centenário é alvo de homenagens na indústria fonográfica. Enquanto a Lua Music põe nas lojas o tributo triplo ‘100 Anos de Gonzagão’, com 50 gravações inéditas do repertório do ‘Rei do Baião’, a Sony Music se prepara para reeditar em 58 CDs a obra integral do artista.

FILIPE CATTO É DESTAQUE
A reedição da obra completa inclui a reposição em catálogo de 43 álbuns de ‘Lua’ — sendo 15 até então inéditos em CD — e o lançamento de 15 coletâneas com as gravações feitas por Gonzaga em discos de 78 rotações entre 1941 e 1960.

O tributo triplo produzido por Thiago Marques Luiz resulta irregular, mas o saldo é positivo. Se o grupo Vanguart tira a beleza de ‘Assum Preto’ em voo cego do CD 1 (‘Sertão’), Geraldo Azevedo repisa com firmeza ‘Estrada de Canindé’ e o jovem cantor Ayrton Montarroyos mergulha com segurança no ‘Riacho do Navio’. Já Chico César pega ‘Pau de Arara’ com propriedade.

Com músicas mais maliciosas, o CD 2, ‘Xamêgo’ destaca de cara o cantor Filipe Catto, cuja interpretação precisa de ‘A Sorte É Cega’ confirma seu talento vocal. Em ‘Baião’, terceiro CD do ‘box’, Silvia Machete realça o tom lúdico de ‘Lorota Boa’ enquanto China faz gol em ‘Siri Jogando Bola’. Zeca Baleiro entoa ‘Respeita Januário’ sem excessiva reverência, valorizando sua faixa.

‘100 Anos de Gonzagão’ peca pelo excesso, mas reitera a grandeza da obra de ‘Lua’.

fonte:jornal o dia

Deixe um comentário