Rota Verde

Técnicos do Estado vistoriam mamógrafo de Mangaratiba

Deixe um comentário


Aparelho deve ser liberado para o uso já na próxima semana

Técnicos em Radiologia da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado do Rio de Janeiro desembarcam em Mangaratiba nesta quinta-feira, 24, para realizar a vistoria de liberação do mamógrafo do Hospital Vitor de Souza Breves. O aparelho parou de funcionar no início do ano, foi consertado, mas a secretaria de Saúde do município aguardava há sete meses pela vistoria de liberação.

“Mangaratiba só tem um mamógrafo. O aparelho quebrou, e foi consertado. Mas só podia ser usado depois de vistoria feita pelo Estado. A prefeitura pediu a fiscalização há sete meses e finalmente o órgão responsável fará esta vistoria. Queremos colocar já este serviço à disposição da população”, afirma o vice-prefeito Dr. Ruy Quintanilha.

 O vice-prefeito destacou que apesar do tempo de inatividade, quem precisava do exame foi atendido. “Nossa demanda foi direcionada para municípios vizinhos através da pactuação, mas isso causa um gasto maior para a prefeitura, que cede o transporte, e um desconforto para o paciente, que precisa se deslocar para outra cidade. O mamógrafo é um aparelho essencial pela capacidade de identificar lesões de tamanho mínimo na detecção de um câncer de mama. Com o diagnóstico feito numa fase inicial da doença, as chances de cura são muito maiores e a probabilidade de uma cirurgia mutiladora como a mastectomia (cirurgia de remoção completa da mama) ficam muito reduzidas.

Deixe um comentário