Rota Verde

Decoração

PRATELEIRAS – As maiores aliadas na organização e decoração

Bem, vc pode pensar em n coisas, mas eu acho que são as prateleiras. Elas substituem móveis, aumentam o espaço, decoram e ainda podem dividir espaços – tudo isso com economia ! Vc pode comprar prateleiras prontas a preços bem acessíveis ou comprar chapas, parafusos, ferragens e “fabricá-las” a preço menor ainda. São ou não grandes aliadas ? E veja a versatilidade:

Desde o hall, passando pela sala de estar, dividindo e aumentando a privacidade

Chegando aos quartos, criando clima com a iluminação, organizando os objetos do banheiro

Decorando e guardando os brinquedos e objetos dos filhos

Criando áreas de trabalho em qualquer cantinho, mantendo sob controle a imensidão de coisas da cozinha

Usando cantinhos, tornando-os úteis e agradáveis e até na área de serviço! Que mão na roda, não ?

Livros voadores

Algumas medidas para lhe ajudar:

Bancada para bancos altos – Até 1,20 m de altura do piso (observe a altura do banco para decidir). Devem ser reforçadas. Para bancos pequenos ou para servir como mesa com cadeiras em altura normal: 80 cm.  Para refeições, profundidade de 40cm, minima.

Sob a pia – a 40 cm do piso, uns 50 cm de profundidade.

Prateleiras em quartos de crianças devem ter os cantos arredondados para evitar acidentes. E cuidado com a altura, pela mesma razão: Nunca coloque na altura da cabeça da criança, nem de forma que ela ao se movimentar possa se machucar (ou que possa subir e cair).

Profundidade para livros: 30 cm, mas até 20 dá (meça os livros). Para CDs 15 a 18 cm de profundidade.

Para apoiar quadros: 15 a 20 cm, espessas se forem compridas, reforçadas, a 1,50 do piso.

___________________________________________________________________________

BOAS IDÉIAS PARA DECORAR

Rusticidade e sofisticação podem se unir para valorizar o lar. Com muita criatividade e materiais simples, caixotes de feira e paletes são transformados em irreverentes objetos de decoração. Confira as ideias a seguir e inspire-se!

Que tal fazer uma mesa de apoio com aquele caixote já sem utilidade? Com a cola de silicone acoplada em uma pistola, cole faixas de tecido na tonalidade pistache com estampa de arabescos em duas laterais do caixote; nas outras duas laterais, aplique tecido pistache liso. O resultado é renovador!

Um rústico palete de madeira pode ser transformado em uma sofisticada mesa de centro. Quem dá a dica é a Oficina da Pintura: com uma lixa nº 180, remova os fiapos de madeira, tendo também o cuidado em rebater os pregos existentes e tampar os buraquinhos com massa corrida. Deixe a peça bem lisa. Para pintar, aplique três demãos de tintas acetinadas Coralit nas cores verde-escura (6087), verde (1788F), verde-média (6070) e verde-clara (6032). O ideal é passar três demãos de cada tinta, sabendo que o intervalo entre uma e outra é de 6 horas. Finalize com o acabamento provençal: depois da peça estar bem seca, raspe a peça com a lixa nº 120, dando um efeito desgastado. Para dar um toque especial, coloque um vidro na medida exata do palete.

Acredite, é possível elaborar uma estante com oito caixotes de feira! O ateliê Quinta Reverência ensina: com a lixa nº 180, remova os fiapos e alise a madeira. Em seguida, com a tinta Coralit acetinada verde, pinte todas as peças. Deixe secar bem e, com a técnica de découpage, aplique algumas flores no fundo dos caixotes. Para uni-los, utilize quatro parafusos com rosca de 5 mm nas seis uniões formadas.

COZINHA RÚSTICA

Quem entra nesta ampla cozinha  esquece que está na maior metrópole do Brasil. A decoração, que remete a uma fazenda, faz deste ambiente um refúgio numa cidade agitada como São Paulo. A arquiteta Marília Caetano usou tijolinhos em uma das paredes para reforçar a ideia de rusticidade, além de prateleiras de peroba escurecida e pelas mãos-francesas de ferro forjado. Os armários abaixo da bancada são de imbuia escurecida com nogueira e possuem puxadores em latão.

A bancada de granito São Gabriel combina com a tonalidade escura do armário e da cristaleira, além de um belo contra-ponto ao verde-musgo dos azulejos e amarelo das paredes.

O formato da cozinha possibilitou uma mesa larga de peroba escurecida, valorizada pelos pendentes verde-musgo.

Nem o interior dos armários escapou da decoração. Marília utilizou laminado melamínico verde-escuro para reforçar o clima.


Quarto de casal vintage

Projetado pela arquiteta Nathália Velame para um casal jovem apaixonado por arte e antiguidades, o ambiente propõe decoração versátil, que mistura peças do passado e do presente de maneira equilibrada. Fazendo uma referência a temas florais usados antigamente, o revestimento da parede do quarto possui aplicação em veludo e foi desenhado pela inglesa Tricia Guild, referência internacional em cores e estampas para decoração.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os armários modulados de gofratto marrom possuem portas de vidro refletente, que ajudam a ampliar o espaço. Toda a iluminação foi dimerizada, o que permite o controle da intensidade. Poltronas e banquetas funcionam como contrapontos mais modernos na decoração. A antiga cômoda chinesa, posicionada ao lado da cama, serve de suporte para os abajures de murano dourado.

Um pensamento sobre “Decoração

  1. muito bom gosto adoro esse tipo de decoração.

Deixe um comentário